09/09/2012 10h35 - Atualizado em 09/09/2012 12h11 Brasileiro da Ferrari fecha GP da Itália em quarto, logo atrás do espanhol. Pérez surpreende e leva Sauber ao segundo lugar. Bruno termina em 10º
380 comentários

Com a vitória, sua terceira na temporada, Hamilton assume a vice-liderança do Mundial, com 142 pontos, 37 atrás de Alonso. Com os abandonos de Sebastian Vettel e Mark Webber, o espanhol aumentou a vantagem na ponta, que era de 24 pontos. Outro que se beneficiou com as quebras da RBR foi Kimi Raikkonen. O finlandês da Lotus chegou em quinto na prova deste domingo e subiu para a terceira posição na classificação.
Felipe Massa não pôde resistir à pressão de Fernando Alonso em Monza, e ficou fora do pódio (Foto: AP)
A suspensão de Romain Grosjean, da Lotus, por provocar o acidente na caótica largada do GP da Bélgica surtiu efeito. Parece que os pilotos aprenderam a lição e não houve sequer um toque na forte freada da primeira chicane, na estreita pista de Monza. Em terceiro no grid, Massa largou bem, ultrapassou Button e chegou a tentar um bote no líder Hamilton. Curvas dpeois, Button tentou dar o troco, mas o brasileiro fechou a porta. Partindo de décimo, seu companheiro de Ferrari, Alonso, também começou bem. Ganhou duas posições na largada e mais uma durante a primeira volta.
Nas volta iniciais, o espanhol ganhou mais uma posição, subindo para sexto. Em seguida, protagonizou com Schumacher um duelo de nove títulos mundiais e levou a melhor na sétima volta, ao utilizar a asa móvel na reta principal.
Bruno partiu de 13º, ganhou uma posição na largada e na oitava volta já brigava com Paul di Resta, da Force India, para entrar na zona de pontuação. No entanto, foi espremido pelo escocês na curva Roggia. Forçado a passar reto, perdeu a posição para a RBR de Mark Webber.
O primeiro a deixar a corrida foi Jean-Eric Vergne, na nona passagem. A STR do francês apresentou problemas mecânicos, e o piloto perdeu o controle do carro na primeira chicane, quase decolando nos “quebra-molas” colocados na área de escape. Enquanto isso, Hamilton abria, aos poucos, vantagem na ponta. O britânico da McLaren colocou 3s sobre Massa em dez voltas. Cinco passagens depois, a vantagem do britânico era de 5s. Button aparecia em terceiro, seguido por Vettel e Alonso.
Massa, então, passou a reclamar do desgaste dos pneus traseiros de sua Ferrari. O brasileiro começou a perder terreno para Button e, na volta 18, foi ultrapassado na Curva Grande. Logo em seguida, foi para os boxes fazer sua primeira parada.
A essa altura, a disputa de destaque era entre Vettel e Alonso. Eles entraram nos boxes juntos. Na saída, percorreram o pitlane quase lado a lado, mas o alemão conseguiu se manter à frente do espanhol. A dupla voltou colada em Massa, quarto colocado, que havia perdido segundos preciosos ao retornar dos boxes atrás da STR de Daniel Ricciardo. A liderança era de Sergio Pérez, da Sauber, único dos ponteiros que ainda não havia feito o pit stop.

Os dois bicampeões continuaram duelando intensamente pela quinta colocação. Sedento, Alonso tentou dar o bote, mas teve a porta fechada pelo alemão e saiu com as quatro rodas na grama na Curva Grande (veja no vídeo). Após controlar o carro e voltar à pista, perdeu contato com Vettel. Mas o piloto da Ferrari conseguiu se recuperar rapidamente, para ultrapassar o alemão na 30ª volta e assumir a quarta posição, já que, pouco antes, Pérez havia, enfim, parado nos boxes. O “chega para lá” de Vettel, porém, deixou Alonso irado. O espanhol reclamou muito no rádio e pediu uma punição. Voltas depois veio a sentença da direção de prova: o alemão foi penalizado com um drive-through.

Na 34ª volta, mais mudança nas primeiras posições. O segundo colocado, Button, abandonou com problemas no motor da McLaren. Com isso, Massa subiu para segundo, seguido por Alonso. A expectativa era saber se haveria ordens da Ferrari para a troca de posição de seus pilotos. Apesar de o jogo de equipe estar liberado, a escuderia italiana só avisou ao brasileiro: “Fernando está três segundos atrás” e “Fernando está a 0s9 e pode usar a asa móvel”. Na 39ª volta, o espanhol, mais rápido, ultrapassou Massa, que não ofereceu resistência, para assumir a segunda colocação.
E o sonho de Massa de retornar ao pódio acabou na volta 43, quando perdeu o terceiro lugar para o surpreendente Pérez na “Parabólica”. O mexicano apostou em uma parada tardia nos boxes e surgiu com pneus menos desgastados que os rivais. Na sequência, o piloto da Sauber foi à caça de Alonso. Bem mais veloz, superou o espanhol na Ascari” para assumir o segundo lugar. Virando mais de 1s abaixo do líder Hamilton, Pérez tinha seis voltas para alcançar o piloto da McLaren. Enquanto isso, Vettel deixava a corrida, com problemas do motor da RBR, quando se encontrava em sexto.
Pelo rádio, a McLaren avisou a Hamilton, que Pérez imprimia bom ritmo. Apesar de mais lento, o inglês manteve a regularidade e conseguiu cruzar em primeiro, 4s3 à frente do mexicano. Nas três últimas voltas, ainda houve tempo para mais dois abandonos. Hulkenberg recolheu a Force India aos boxes e Webber rodou na Ascari e parou logo depois.
Hamilton comemora vitória no pódio GP da Itália. Foi o terceiro triunfo do inglês no ano (Foto: Reuters)1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1h19m41s221
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 4s356
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 20s594
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29s667
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 30s881
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s259
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 33s550
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 41s057
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 43s898
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 48s144
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 48s682
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 50s316
13- Jerome d'Ambrosio (BEL/Lotus-Renault) - a 1m15s861
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
15 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
16 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
19 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 1 volta
Não completaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - na volta 51
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - na volta 50
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - na volta 47
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - na volta 32
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - na volta 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário