sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seleção de Futebol dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Seleção de Futebol dos Estados Unidos
Alcunhas?  Yanks (Ianques)
The Stars & Stripes (As Estrelas e Faixas)
The Red, White & Blue (A Vermelha, Branca e Azul)
Associação Federação de Futebol dos Estados Unidos
Confederação CONCACAF
Patrocinadores Estados Unidos Budweiser
Estados Unidos Chase
Estados Unidos Dick's Sporting
Estados Unidos Dodge
Estados Unidos Gatorade
México José Cuervo
Estados Unidos McDonald's
Estados Unidos Visa
Material desportivo?  Estados Unidos Nike
Treinador Alemanha Jürgen Klinsmann
Capitão Carlos Bocanegra
Mais participações Cobi Jones (164)
Artilheiro Landon Donovan (46)
Kit left arm usa12h.png Kit body usa12h.png Kit right arm usa12h.png
Kit shorts.png
Kit socks psg1011a.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body usa12A.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar
A Seleção de Futebol dos Estados Unidos, ou ainda Seleção Estadunidense de Futebol, representa os Estados Unidos internacionalmente em competições futebolísticas. Ela é controlada pela Federação de Futebol dos Estados Unidos e compete pela CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). A equipe está classificada como a 24ª do mundo segundo ao Ranking Mundial da FIFA, 2ª pela CONCACAF e 34ª no Ranking Mundial Elo. Apareceu nas últimas seis Copas do Mundo e organizou a edição de 1994.
A equipe melhor finalizou na Copa do Mundo no torneio inaugural de 1930, onde terminou em terceiro. Mais recentemente, terminou em quarto lugar na Copa América de 1995, alcançou as quartas de final da Copa do Mundo de 2002 e levou o segundo lugar na Copa das Confederações de 2009. Os Estados Unidos conquistou a Copa Ouro da CONCACAF quatro vezes em dez torneios. Equipes de futebol dos EUA também levaram prata e bronze nos Jogos Olímpicos de 1904.
A seleção masculina compete na Copa do Mundo e na Copa das Confederações, além da Copa Ouro da CONCACAF e outras competições por convite. Até a década de 1990, a seleção dos Estados Unidos foi considerada uma das equipes mais fracas do mundo. Destaques antes da última fase do século XX foram: terminar em terceiro na primeira Copa do Mundo; depois, classificar-se para a Copa do Mundo FIFA de 1934 e retirando-se em 1938, participando depois em 1950, causando uma virada, derrotando a Inglaterra por 1-0 na sua quarta partida de grupo. Depois de 1950, os EUA não se classificou para a Copa do Mundo novamente até 1990.
Após a Copa do Mundo FIFA de 1990, os EUA se classificaram automaticamente como anfitriões da Copa do Mundo de 1994, perdendo para o Brasil nas oitavas-de-final. A partir de então, a equipe se classificou para todas as Copas do Mundo até então, até e inclusive a Copa do Mundo FIFA de 2010, com o melhor desempenho sendo alcançando as quartas-de-final da Copa do Mundo de 2002, perdendo para a Alemanha. Na etapa regional, a seleção também melhorou, com um recorde até 2009 de alcançar a final da Copa Ouro da CONCACAF bienal oito vezes desde 1989, ganhando quatro, em 1991, 2002, 2005 e 2007. Como vencedores da Copa Ouro de 2007, eles também avançaram para a final da edição de 2009 da Copa das Confederações da FIFA, perdendo para o Brasil na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário