segunda-feira, 10 de junho de 2013

Secretaria de saúde avança na recuperação do atendimento em saúde bucal



Imprimir E-mail

A secretaria municipal de saúde de Alagoa Grande realizou a restauração dos consultórios odontológicos de 06 unidades de saúde da família e inicia sistema de manutenção preventiva.

Segundo o coordenador de saúde bucal Raphael Lacerda, tal manutenção é importante de maneira que impede a paralisia de um sistema já defasado no atendimento a saúde bucal dos PSFs. Dentre as ações de reforma estrutural apresentamos:


Reforma total de cadeira e equipo odontológico da USF CCI com o retorno da Unidade para a sede própria.
· Reforma total de consultório e equipo odontológico da USF Centro,
· Reforma de foco luminoso e ajuste de cadeira odontológica da USF Glória;
· Reforma de compressor e Refletor Cirúrgico da USF Aguinaldo
· Reforma de Equipo e manutenção de Compressor USF Cruzeiro,
· Reestruturação do consultório da USF Caiana dos Crioulos

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) bate meta de atendimento e implanta 2 novas especialidades:

O centro de especialidades Odontológicas está vivenciando uma fase de renovação com a garantia de atendimento em serviços de referência das Unidades Básicas de Saúde da Família, realizando uma média mensal de 70 endodontias (tratamento de canal), 80 cirurgias como é o caso de remoção de dentes inclusos e resolução de lesões pré – cancerígenas, 60 atendimentos na especialidade periodontia (tratamento de gengiva e remoção do tártaro) e 80 atendimentos na área de estomatologia (diagnóstico, inclusive com biópsia).
Além das especialidades citadas, foi implantando o atendimento nas especialidades Pacientes especiais e Ortodontia.

CEO de Alagoa Grande atende a especialidade de Ortodontia:

O CEO – Alagoa Grande implantou neste mês de maio, a especialidade ortodontia. Estão sendo instalados aparelhos Ortodônticos e Ortopédicos funcionais para pacientes na faixa etária dos 06 aos 16 anos, encaminhados pelos dentistas das Unidades da Saúde da Família. O paciente realiza a documentação radiográfica em clinica de preferência e os demais procedimentos são administrados pela Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde via APAC. É importante lembrar a população que uma higiene precária e faltas nas manutenções suspendem automaticamente o tratamento.

Laboratório Regional de Próteses de Alagoa Grande entrega 50 próteses por mês:

Demonstração clara de empenho dos componentes da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal, o LRPD de Alagoa Grande realiza uma produção média de 50 prótese mês, contra os apenas 46 ano, dos tempos passados. Isso representa um aumento de 80% da produção e dos recursos oriundos desta produção, permitindo que o Laboratório de Próteses possa ter sustentabilidade. Segundo o Coordenador de Saúde Bucal: Dr. Raphael Lacerda, o Município de Alagoa Grande passa a representar uma referência regional no atendimento odontológico desde a atenção primária, até a reabilitação oral, devolvendo o direito de sorrir as pessoas.

Alagoa Grande terá CEO modalidade II, com retorno do atendimento noturno e aos fins de semana:

Após reunião realizada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) em João Pessoa, e após apreciação de projeto para ampliação do CEO de Alagoa Grande, foi aprovada a alteração de Modalidade do Tipo I para Tipo II deste centro, o que permitirá um aumento na demanda de atendimento a população de Alagoa Grande, ressaltando o retorno do atendimento noturno e em fins de semana, períodos em que era difícil o acesso ao dentista em nosso município.

Alagoa Grande ganhará mais 04 novas equipes de saúde bucal

Foi encaminhado ao Ministério da Saúde, no ultimo dia 06 de maio, projeto de implantação de 04 novas equipes de saúde bucal na estratégia Saúde da Família. Os projetos implementam as equipes TACHO, VERA CRUZ, VILA SÃO JOÃO E CAMARÁ, as quais apresentam atendimento do médico e da enfermeira mas não tem atendimento odontológico na Unidade. Segundo a Secretária de Saúde Alana Barreto, esta é uma resposta para os que duvidavam do poder de integralidade da nova gestão. Segundo o Coordenador de Saúde Bucal, Dr. Raphael Lacerda, esta medida corrige um erro histórico no município, desde a implantação das equipes de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário